Remake literário para comemorar os 15 anos


Em 1999, eu lancei o meu primeiro livro solo, pois os anteriores eu tinha participado com contos e crônicas em antologias literárias, com outros autores desde 1996. De tanto ser aceito com frequência com os meus textos nesses concursos, eu acabei me arriscando na publicação de um romance.
Depois de me trancafiar em casa e aproveitar os trinta dias de férias da empresa que eu trabalhava, não pensei duas vezes: precisava escrever a história que assolava a minha mente para “nascer”.
Mãe, só me chame, se o mundo estiver desabando sobre nossas cabeças. – foi o que eu disse a ela, antes de fechar a porta do quarto e começar a digitar como um louco. Ela só batina na porta, dizendo que a comida estava na mesa. Um anjo esta mulher!
Eu tinha a história toda na cabeça: inicio, meio e fim, bem definidos. Eu parecia uma máquina pronta para estourar, se não colocasse todo aquele enredo para fora. O título era Yin e Yang – A Batalha dos Opostos e a história era a seguinte:
Yin e Yang, duas forças opostas no universo, são personalizados na terceira dimensão e vem lutar no nosso mundo. Seduzindo mulheres, destruindo shoppings e matando quem passava na frente deles. Manipulando as pessoas ao seu bel-prazer, como num jogo, pois as forças precisam de tempo para o grande combate, antes da abertura do portal tridimensional.
Um menino rebelde, uma professora do ensino médio, um velho mestre japonês, ex-combatente da Segunda Grande Guerra e um delegado são as únicas pessoas capazes de refrear ou amenizar os estragos feitos por esses dois guerreiros imortais.
Nesta batalha entre as forças, só um ficará de pé, o intuito é derrotar o oponente e permanecer reinando aqui. Quem ficar dominará o destino dos humanos.

Capa da primeira edição de 1999.
Com este enredo, escrevi durante os trinta dias de minhas férias e mais quinze dias durante a noite, quando chegava em casa. Conclusão: em 45 dias toda a história estava digitada e só faltava a revisão para oferecer a editora que já tinha lançado os meus contos. De início, eu não sabia se iriam aceitar aquela história diferente de tudo. Era uma literatura fantástica, expressão esta, que só apareceria no Brasil nos anos seguintes, com o surgimento de blogs literários. Ia demorar muito ainda.
Depois de dois meses, uma carta chegou em minha residência dizendo que o livro tinha sido aceito para publicação. Fui pego de surpresa, pois esperava uma resposta negativa, eu estava com o espírito preparado para um NÃO. Assinei o contrato feliz da vida e não via hora de tê-lo em minhas mãos.
Hoje com a internet, a divulgação é mais do que imediata, mas no final da década de 90 era apenas uma promessa. Meu pai ligou para todos os amigos, feliz da vida por ter um filho escritor.
Uma semana depois, o editor me fez um convite inacreditável, para a época:
Edson?
Sim!
Você quer lançar o seu livro na Bienal Internacional do Livro do Rio de Janeiro de 1999?
Claro que sim!! – disse-lhe gaguejando.
Eu não estava acreditando, eu, um escritor desconhecido, num dos maiores eventos literários do país. Coisa, que só acontecia com os grandes escritores. Eu estava radiante, pois a minha luta não tinha sido em vão.
O livro foi lançado e alguns amigos compareceram para me prestigiar. Mais radiantes do que eu, estavam meus familiares. Imagens que jamais sairão de minha mente.

 Capa da nova versão em 2014

 Agora, quinze anos depois, estou relançando-o em e-book pela Amazon. Eu achei justo fazer esta homenagem a uma obra que me deu muitas alegrias. Quando peguei o original para atualizá-lo, minhas lembranças vieram como cenas editadas como em um clipe musical. Estava eu ali, impressionado com o enredo que tinha escrito. Parecia magia. Como tinha construído todo aquele mundo de personagens incríveis. Fiquei quatro meses lapidando texto e atualizando, que ironia para quem escreveu tão rápido anos atrás.
Bem, agora Yin e Yang está de volta. Sem muitas mudanças, pois queria que o clima permanecesse o mesmo. Quem tem o livro antigo não deve se preocupar, pois o final continua o mesmo. Porém, a sua capa foi refeita para comemorar essa data tão bonita. Ela ficou muito boa e com a cara da história.
Quem quiser conferir como ficou, basta acessar a Amazon de seu país e baixá-lo para o seu leitor Kindle ou usar os aplicativos gratuitos no próprio site.

Clique aqui para comprar Yin e Yang - A batalha dos Opostos.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Aprendendo com a natureza

Eu me chamo, Jesus!

Não há mal, que dure para sempre.