Sonho + Empenho = Realização


Marco Antônio era um homem ativo, mas não era muito feliz, por se achar um ser de pouquíssima sorte. Trabalhava em uma empresa de contabilidade há mais de doze anos e nada de promoção ou outra premiação qualquer. Ele era um empregado, que se podia dizer, exemplar.
Ele não era de faltar ao serviço sem um motivo muito forte, como: doença ou falecimento de um ente querido da família. Não houve um só dia, em que ele chegasse atrasado ao trabalho, a não ser em épocas de greve dos meios de transportes. Mesmo assim ele ia trabalhar.
A dedicação dele era total. Não era de reclamar, se saísse do trabalho meia-hora mais tarde. Porém, com o passar dos anos, aquilo estava se tornando um abuso, na concepção dele. O pai dele sempre dizia sobre as pessoas submissas em demasia:
-Quem muito abaixa a cabeça, acaba mostrando os fundilhos!
Marco não estava feliz. Ele percebeu isso, quando rezava para chegar um final de semana ou um feriado prolongado. Ele entrava no serviço, já pensando na hora de ir embora. Não que ele tivesse grandes aborrecimentos no local de trabalho, pois estava dentro da média de outro serviço qualquer. Ele se sentia inerte na vida pessoal e profissional.
Em um final de semana, ele encontrou um amigo na rua carregando dois quadros, que trabalhou na mesma sessão dele. Esse amigo se aposentou, pelo motivo do estresse excessivo. O tal homem ficou hipertenso e foi afastado de vez das atividades.
Olá Vitor! Tudo bem?
Tudo ótimo!
Você está com uma aparência ótima! Nem parece aquele homem abatido e magro de seis meses atrás.
Estou bem mesmo, nunca mais tive pressão alta.
O que fez ficar assim tão bem? Passa a receita, que eu quero usar.
A receita se chama: realizar sonhos!
Não entendi! Como assim realizar sonhos? Ganhou na loteria.
Para se realizar sonhos, não precisa jogar na loteria.
Seja mais claro!
Tá vendo estas telas, que estou levando aqui? – mostrando paisagens pintadas a óleo.
Que imagens lindas... Onde você as comprou?
Não estou comprando e sim vendendo... Depois que eu sair da empresa, pensei que estava arruinado, foi quando resolvi colocar o meu sonho em prática. Comecei a pintar estas telas e mostrei a um dono de um atelier ali da esquina e ele adorou. Agora estou com a agenda cheia de encomendas. Vai chegar um dia que terei de contratar alguém, para fazer estas entregas para mim.
Que bom!
Você ainda está lá na empresa?
Estou! – disse com uma voz desanimada.
Por que não realiza o seu sonho também?
Não posso deixar o trabalho, preciso dele para o meu sustento.
Quem disse para você deixar o seu trabalho? Eu disse, para realizar o seu sonho... Fiquei sabendo, que você sempre quis publicar seus romances.
Isso é verdade! E o tempo para fazer isso?
O universo nos dá o tempo, que precisamos, Marcos. Depende de nossa vontade e teimosia... Se não falhe a memória, há um jornal cultural na banca, que sempre vem com concursos literários. Por que você não dá uma ajeitada no seus textos e entra de cabeça? As inscrições são sempre gratuitas, assim você não precisa largar o trabalho. A vida é uma só e precisamos fazer o que gostamos nela.
Marco Antônio passou final de semana pensando no que o amigo Vitor tinha dito. Ele ligou o computador e lá estava uma pasta intitulada “Meus textos”. Havia muito tempo que não a abria, porém tinha um romance, que escreveu há alguns anos. Então, Marco começou a ler e percebeu que não havia tantos erros de português. Na segunda-feira, na hora do trabalho, comprou o tal jornal literário e encontrou o concurso de romances inéditos.

Conclusão: Marco enviou o seu original para comissão julgadora e ganhou o concurso. Ele foi contratado por uma editora, com intuito de publicação e também começou a escrever crônicas, para o jornal da cidade com salário fixo maior do que do antigo emprego.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Aprendendo com a natureza

Eu me chamo, Jesus!

Não há mal, que dure para sempre.