Apenas um momento de reflexão



Ricardo passava pela praça perto de casa e viu o seu pai sentado olhando a paisagem, os transeuntes, os carros e as crianças brincando nos escorregas. Ele parecia estar esperando algo ou alguém. Curiosamente o filho foi ver o que estava acontecendo.
Pai? O que o senhor está fazendo aqui sozinho? – disse este, indo em direção ao ponto de ônibus para ir ao trabalho.
Oi, filho! Estou sentado um pouquinho aqui, para a sua mãe se acalmar.
Onde ela está? Você brigaram? – perguntou ele, olhando para os lados e não a vendo.
Ela está em casa!
O senhor brigou com ela?
Jamais brigaria, com sua mãe.
Então, por que o senhor está aqui?
Estou aqui para nos dar um momento de reflexão.
Não entendi.
Sabe, sua mãe está naqueles dias de pura tensão... Qualquer coisa a aborrece.
TPM?
Exatamente... Por causa disto resolvi dar uma volta.
Ela sabe, que o senhor está aqui?
Não! Saí silenciosamente, quando ela estava na cozinha reclamando de tudo e de todos.
Mas, assim ela vai ficar mais irada do que antes, pai.
Não vai, não!
Por que tanta certeza? – disse Ricardo sentando-se ao lado do pai e percebendo no relógio de pulso, que estava adiantado para pegar o coletivo.
Estou dando o tempo, que ela precisa, para se extravasar... Quando ela terminar o seu momento tenso, ela irá me procurar preocupadíssima.
De repente, o telefone celular do pai tocou no bolso deste.
Alô?... Oi querida, tudo bem?... Fugir, eu?... Não, eu me lembrei, que precisava comprar alguns legumes e acabei sentando na praça para descansar. Encontrei o nosso filho, que dizer, ele que me encontrou... Tudo bem, eu digo a ele... Um beijo, amor! – disse ele, desligando o telefone. – ela mandou um beijo, para você.
Pai?
Fala, filho!
O senhor estava mesmo indo, para o mercado?
Agora eu estou indo, antes não!
Mas, isso é mentira!
Não é não! Isso é inversão de ações!
Inversão de ações? Como assim?
Eu disse, que ia ao mercado e descansaria na praça, mas eu estou descansando e agora irei ao mercado. – disse ele, levantando-se. – aproveito compro uma caixa de bombons que ela gosta e umas rosas vermelhas no florista.
Assim ela não tem como reclamar!
Exatamente filho! Não é a toa, que estamos casados há 35 anos... Não tenho como recriminar sua mãe, por uma coisa que a natureza a deu: os hormônios ou a falta deles... Então, para que eu não fale o que possa me arrepender depois, eu trato da dar uma volta.
Experiência de vida?
Isso mesmo... Em falar em experiência, você vai chegar tarde no trabalho.

Ricardo saiu correndo, para o ponto do ônibus e lá ficou pensando como um simples ato é capaz de amenizar grandes brigas.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Aprendendo com a natureza

Eu me chamo, Jesus!

Não há mal, que dure para sempre.